O Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte, está completando 10 anos. E foi totalmente reformulado. Ganhou novo projeto gráfico, novas ilustrações e outras 160 páginas de curiosidades inéditas. Em dez anos de vida, o grande almanaque de informações úteis e inúteis ficou 16 semanas em primeiro lugar na lista dos mais vendidos e foi o livro de não-ficção mais vendido em 1995.
Vendeu cerca de 189 000 exemplares. E já que somos curiosos de verdade, veja o que daria para fazer com tanto livro: Cada exemplar pesava cerca de 720 gramas. Juntos, os livros se igualariam na balança a 21 elefantes africanos, que pesam 6,5 toneladas cada.
Cada exemplar tinha 21cm de comprimento. Se todos fossem enfileirados na horizontal, um ao lado do outro, dariam três voltas em torno da Terra, pela Linha do Equador.
Com os 189 mil exemplares de O Guia dos Curiosos vendidos, seria possível dar um livro para cada habitante da cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. O Guia dos Curiosos tinha 2,7 cm de espessura. Se todos fossem empilhados um sobre o outro, alcançariam a altura de 15,9 Torres Eiffel. A área de um exemplar era de 273cm². Se todos fossem dispostos lado a lado, formariam uma área equivalente a de 12,3 quadras de basquete.
O volume de apenas um exemplar era de 737 cm³. Juntos, os 189 mil exemplares teriam o volume correspondente ao de 20,3 piscinas olímpicas.
0 comentários:
Postar um comentário