As Consequencias da Modernidade

A idéia de que a história humana é marcada por certas " descontinuidades" e não tem uma forma homogênea de desenvolvimento é obviamente familiar e tem sido enfatizada em muitas versões do marxismo.

A influência a longo prazo do evolucionismo social é uma das razões por que o caráter descontinuísta da modernidade tem com freqüência deixado de ser plenamente apreciado. Como deveríamos identificar as descontinuidades que separam as instituições sociais modernas das ordens sociais tradicionais? Diversas características estão envolvidas. Uma é o ritmo de mudança nítido que a era da modernidade põe em movimento.

Uma segunda descontinuidade é o escopo da mudança.

Conforme diferentes áreas do globo são postas em interconexão, ondas de transformação social penetram através de virtualmente toda a superfície da Terra. Uma terceira característica diz respeito à natureza intrínseca das instituições modernas. Algumas formas sociais modernas simplesmente não se encontram em períodos históricos precedentes, tais como o sistema político do estado-nação, a dependência por atacado da produção de fontes de energia inanimadas, ou a completa transformação em mercadoria de produtos e trabalho assalariado. Em condições de modernidade, o distanciamento tempo-espaço é muito maior,





0 comentários:

Postar um comentário